O Treino Hiit é conhecido no Brasil como Treino Intervalado de Alta Intensidade é um tipo de treino usado para condicionamento físico onde o praticante executa exercícios intercalados de alta intensidade e baixa intensidade. O HIIT também é considerado um dos melhores métodos para uma metabolização de gordura em curto tempo de treino.

O treino HIIT segue a maioria dos princípios do método Tabata, que começou com um trabalho do pesquisador japonês Izumi Tabata, que treinava patinadores olímpicos. O treinamento era composto de 8 ciclos de 20 segundos com maior intensidade possível alternados com 10 segundos de descanso. A sessão dura ao todo, 4 minutos e foram utilizadas bicicletas especiais que atingem alta velocidade. Ao final do estudo foi concluído que a performance dos atletas aumentou, assim como seu gasto energético.

O que é preciso para praticar o treino hiit?

Primeiramente, como trata-se de um treino que usa uma alta frequência cardio-respiratória, deve-se fazer exames médicos para certificar-se acerca da saúde cardíaca e respiratória. Uma das grandes vantagens do treino hiit é o pouco tempo necessário para a prática dos exercícios. Com apenas 4 (quatro) minutos diários já é possível obter bons resultados. O Hiit não requer qualquer equipamento de ginástica (Mas podem ser usados) e pode ser praticado ao ar livre com exercícios funcionais como por exemplo: Agachamento; Pulos de Chinelo; Sprint Corrida no lugar, etc... Corda Naval